Em momentos tão delicados, como perder um ente querido, é muito importante que uma pessoa fique responsável por organizar os trâmites, preparando tudo que seja necessário para a última homenagem a quem se foi. Neste artigo, você poderá conferir algumas dicas de como organizar um funeral e lidar com o luto ao mesmo tempo.
Organizar o funeral, buscar por uma funerária 24h e cuidar de todos os detalhes legais que envolvem o processo pós óbito é uma tarefa difícil, em um momento de muita dor e tristeza, mas que pode ficar um pouco menos complicada.
Se você observar que essa tarefa está muito dolorida e difícil para você realizar sozinho, não hesite em pedir ajuda. Procure por alguém de confiança e que esteja disposto a te acompanhar durante todo o processo de preparação do funeral, além de ser capaz de te amparar e prosseguir com os trâmites, se necessário.
Documentos específicos são solicitados para os trâmites funerários, como a declaração de óbito, a certidão de nascimento ou casamento, o documento de identidade e a carteira de trabalho ou identificação do INSS.
Confira também se a pessoa falecida possuía alguma apólice de seguro de vida ou auxílio-funeral, que podem ser importantes para viabilizar financeiramente os trâmites funerários, deixando o procedimento mais tranquilo.
Dar a notícia para familiares, amigos e outras pessoas que conviviam com a pessoa falecida é uma tarefa importante. Portanto, esteja atento à necessidade de comunicar para essas pessoas sobre o falecimento de alguém que também era especial para elas.
Ninguém quer precisar dar uma notícia dessas, não é mesmo? No entanto, essa tarefa pode ser mais fácil se você organizar uma lista de transmissão no aplicativo de mensagens, por exemplo.
Dessa forma, o comunicado pode ser feito de uma maneira mais simples, rápida, sem que seja preciso dar muitos detalhes e nem reviver o momento doloroso da perda.
Homenagear o ente querido que faleceu é uma forma muito bonita e singela de demonstrar seu amor, além de ajudar bastante nos desafios de como lidar com o luto. Para isso, você pode escrever um texto com histórias e lembranças, escolher as flores preferidas, selecionar fotos e músicas especiais e contar com a presença de representantes da religião da pessoa que partiu.
Essas são formas de prestar as últimas homenagens e acalmar o coração, aos poucos, daqueles que ficaram diante da perda. O fundamental, nesse caso, é realizar algo que faça sentido para a sua relação com a pessoa falecida.
Levar em consideração o que você deseja para as homenagens finais do ente querido é ideal para escolher o local mais apropriado para a realização do velório, além de verificar toda a estrutura do lugar e quais as possibilidades oferecidas por ele.
Estar sempre cercado de pessoas queridas e que você pode confiar é imprescindível neste momento difícil, mesmo que você seja o encarregado de organizar o funeral. Em momentos em que a tristeza e a dor prevalecem, com elas ao seu lado você estará amparado e sendo cuidado por quem é especial.
Quando se tem com quem contar, todos os processos ficam menos confusos. Por isso, você pode contar com a nossa equipe, que está sempre pronta para oferecer a atenção e respeito necessários.
Entre em contato conosco para que todas as suas dúvidas sejam respondidas e este momento fique menos doloroso.