Para muitos que perderam entes queridos e amigos, levar flores para o túmulo é uma forma doce, simples e comovente de lembrá-los. Isso gera uma oportunidade de passar tempo refletindo, lembrando a pessoa que faleceu e mostrar seu respeito em um momento de carinho.
Nesse momento, é comum que os visitantes levem flores ao cemitério e fica a dúvida de como mantê-las no mesmo local, mesmo sujeitas às intempéries.
Existem alguns cuidados que você pode ter para ajudar a manter suas flores bonitas e seguras no vaso, sem que voem pelo cemitério. Listamos a seguir algumas delas:
Usar um enchimento de isopor na parte inferior de um vaso é uma das opções mais populares para fixar as flores. Nesse caso, semelhante à forma como muitos buquês florais sofisticados funcionam, um pedaço de isopor é moldado na forma exata da metade inferior do vaso e os galhos são inseridos e fixados dentro dele.
Inicie o processo recortando um isopor com o tamanho adequado para caber na metade do vaso sem sobrar muitos espaços, logo em seguida, passe cola quente ao seu redor e o insira dentro do vaso. Complete as laterais com cola para que fique completamente firme e deixe secar.
Depois, pegue seu buquê de flores, artificiais ou naturais, e fixe uma a uma em pé no isopor. Pressione levemente para que cada uma alcance a parte de baixo do vaso e fique encaixada através de seus caules. Repita o processo até que toda a base de espuma esteja com flores. No caso das flores de plástico, se preferir, passe um pouco de cola na ponta do caule antes de fixar, assim, até com ventos fortes, elas não sairão do lugar.
Se as flores no túmulo forem reais, finalize colocando uma boa quantidade de água para manter o buquê fresco pelo maior tempo possível.
Para amarrar um buquê com arame, você precisará de alguns materiais básicos, incluindo um arame resistente, tesoura ou preferencialmente um alicate e, é claro, as flores que deseja usar. Comece cortando as hastes das flores para que todas tenham o mesmo comprimento, em seguida, organize-as da maneira que desejar, certificando-se de que todas as cores e tipos de flores estejam bem distribuídas.
Pegue o arame e corte-o em um comprimento suficientemente longo para envolver o buquê algumas vezes, então, comece a enrolá-lo ao redor das hastes das flores, iniciando pela base e trabalhando para cima. Certifique-se de puxar o arame com firmeza enquanto enrola para manter as flores juntas de forma segura, torcendo as pontas do arame juntas para mantê-las seguras. Você também pode cortar o excesso de arame ou dobrá-lo para baixo para escondê-lo.
Deixe tudo ainda mais fixo inserindo o buquê no vaso com isopor no fundo e usando a cola quente.
A tradição de levar flores aos cemitérios é antiga e tem um significado especial para cada pessoa. No entanto, é importante lembrar que o cemitério é um espaço compartilhado e deixar as flores espalhadas pelo chão pode prejudicar a beleza do local e dificultar a manutenção e limpeza. Por isso, manter as flores no túmulo organizadas e seguras nos vasos cumpre o papel de homenagear o ente querido e a tranquilidade do local sem gerar desordem.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o uso das flores no cemitério, leia nosso artigo sobre os significados das flores para homenagear seus entes queridos e por que utilizamos as coroas de flores nos funerais.