01/11/2023 às 17:15:25

Dia de finados e a importância de celebrar a memória



Data reservada para celebrar a memória daqueles que já partiram, o dia 2 de novembro, conhecido como Finados ou Dia dos Mortos, é uma solenidade universal e cada país ou povo possui sua maneira única de experienciar a data. 

No Brasil, reservamos o dia para realizar visitas a entes queridos nos cemitérios, levar flores, acender velas e participar de solenidades. Vamos entender a importância de Finados para a celebração da memória?

O que é o Dia de Finados?

O Dia de Finados foi instituído por Odilo de Cluny (1049) por volta de 1030 e logo espalhou-se no meio católico como uma celebração daqueles que já partiram. A proposta de Odilo era dedicar um dia inteiro para orar pela alma dos mortos. 

Por ter se espalhado rapidamente pelo mundo ocidental, principalmente entre católicos, logo foram criados costumes, como, por exemplo, a visita em cemitérios para oferecer orações e flores aos finados. 

Portanto, podemos dizer que o Dia de Finados tornou-se um dia destinado à memória e isso não significa que antes da data ser estipulada não haviam celebrações ou orações aos mortos, a questão era que esses rituais aconteciam em dias variados, pois não havia uma data específica no calendário cristão. 

Saiba como a data é celebrada em diferentes culturas!

No Brasil, a data é feriado nacional, reconhecido pela Lei n°10.607 e permite que todos possam participar de celebrações. 

A importância do Dia de Finados para a celebração da memória dos mortos

Rituais fúnebres nos dão a possibilidade de despedida, é o ‘desligar’ daquele ente ou amigo querido que partiu. Já em celebrações como o Dia de Finados, somos presenteados com a oportunidade de lembrar dessas pessoas com carinho, oferecer-lhes flores, velas e orações. 

Momentos destinados ao ato de rememorar os mortos são muito importantes, pois além de reservarmos um momento com Deus e de oração pela alma daqueles que amamos, reforçamos a existência de memórias afetivas criadas com estes entes. 

Além disso, a celebração pode ser uma forma bastante positiva de lidar com o luto, pois revisitar memórias e momentos pode ajudar aqueles que perderam alguém querido a superar a dor do luto e criar boas lembranças, apesar da perda. 

Oração pelos finados

'Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (nome da pessoa) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria). Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz. Amém!'